Esse TIME sempre ganha!!!

Esse TIME sempre ganha!!!

quarta-feira, 21 de março de 2012

Patrono da Escola




Patrono da Escola

Francisco Dias Martins

Nasceu Francisco Dias Martins a 16 de agosto de 1862 na Vila do Thahiry no Ceará, onde cursou as primeiras letras e bacharelou-se.
Ingressou na faculdade de medicina onde se formou médico a 12 de janeiro de 1887. Logo depois de diplomado foi para São Paulo, onde iniciou na Clinica de Santa Cruz das Palmeiras.
Atraído pela lavoura, cedo começou a dividir o tempo entre a clinica e os cafezais de sua fazenda, colaborando ainda no “ O Estado de São Paulo” escrevendo sobre o tema que tanto o empolgava desde aquela época e pelo qual batalharia até o fim da vida: a necessidade urgente do ensino agrícola e higiene oral na escola.
Convidado pelo governador do estado de São Paulo foi diretor da Escola Agriculto Luiz de Queirós, de Piracicaba, onde lecionou também higiene rural, botânica e zoologia agrícola.
Ao 6° Congresso Brasileiro de Medicina e cirurgia de 1907, apresentou a seguinte tese: “Necessidade do ensino de higiene rural”. São dessa época as publicações: “Para não ter amarelão”, “Para evitar maleitas”, “Ensinou agrícola e instrução no Brasil” e o “ABC do agricultor”.
            Quando foi fundado o Ministério da agricultura, em 1910, foi chamado pelo Dr. Rodolfo de Miranda para ser o 1° titular. Assim, tornou-se Diretor do Serviço de Agricultura Prática do Ministério que então se iniciava e ao qual consagrou grande parte de sua vida.
Francisco Dias Martins foi um dos percussores do ruralismo brasileiro, batendo-se na imprensa e na cátedra que ilustrou, a favor do desenvolvimento do ensino agrícola.
Francisco Dias Martins faleceu a 20 de maio de 1937.






Nenhum comentário:

Postar um comentário