Esse TIME sempre ganha!!!

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domingo, 4 de maio de 2014

Dia do Brincar

29 de abril - Dia de BRINCAR

O ato de brincar possibilita o processo de aprendizagem 
da criança, pois facilita a construção da reflexão, da 
autonomia e da criatividade, estabelecendo, desta forma,
uma relação estreita entre jogo e aprendizagem.

É brincando que a criança aprende regras, a ampliar o seu relacionamento social e a respeitar a si mesma e ao outro. Por meio da ludicidade a criança começa a expressar-se com maior facilidade, ouvir, respeitar e discordar de opiniões, exercendo sua liderança e compartilhando sua alegria de brincar. 


Usando a imaginação


Brincando de casinha





Passando pelo túnel






Estátua
Mão na cabeça, mão na cintura, um pé na frente, outro atrás. Ninguém pode se mexer. Estátua!


Nossa rotina começa com a escrita do nome, no quadro. Para meus pequenos a brincadeira já começa aí.




  Vejam que letra linda!


  E a segurança!



terça-feira, 22 de abril de 2014

PÁSCOA

O que é Páscoa:

Páscoa significa passagem. É a celebração mais importante da Igreja Cristã, onde se comemora a ressurreição de Jesus Cristo.
A Páscoa está inserida na Semana Santa, em que na "Sexta Feira Santa" é celebrada a crucificação de Jesus, e no "Domingo de Páscoa" se celebra a Ressurreição e sua primeira aparição para os seus discípulos.
O "Domingo de Páscoa" acontece após a primeira lua cheia que ocorre no início da primavera, no hemisfério Norte. A Páscoa é uma festa móvel, varia o dia a cada ano, a data é sempre comemorada entre os dias 22 de março e 25 de abril. A Páscoa é comemorada em vários países. Os espanhóis chamam a data de Pascua, os italianos de Pasqua e os franceses de Pâques.

Símbolos da Páscoa

Um dos símbolos da Páscoa é o coelho. O animal tornou-se símbolo porque, em tempos antigos, no hemisfério norte, a celebração era exatamente no fim do inverno e o início da primavera, quando os animais apareciam nos campos, com seus filhotes, era a época da fertilidade.
O ovo também é um símbolo da páscoa, pois representa o começo da vida. Vários povos costumavam presentear os amigos com ovos, desejando-lhes boa passagem para uma vida feliz..





Muitos coelhinhos invadiram a Dias Martins.










Dias Martins, um celeiro de grandes artistas.
Um dia de muitas apresentações e grandes emoções.






 A celebração com pão e"vinho."
Suco de uva.






Dia do Índio - 19 de abril.

ÍNDIO MODERNO

Este causo que passo a narrar supostamente ocorreu durante a construção de uma rodovia no Estado de Roraima no início dos anos oitenta.
Para construir uma estrada pavimentada, é necessário primeiro fazer o serviço de terraplenagem, ou seja, limpar e aplainar o terreno, ora retirando ora colocando terra e compactar o solo para receber a camada de pavimento.
A empresa construtora montou acampamento, formou a equipe de trabalho e deram início às obras. Obra com alto grau de dificuldade, principalmente por se tratar de uma região bastante florestada e com um alto índice pluviométrico, o que restringia as ações referente a compactação do solo, visto ser necessário um grau de umidade, de acordo com as normas técnicas.
Nesse serviço, geralmente ao final do expediente, se o tempo estiver prometendo chuva, o mestre de obra pede para selar o solo que foi trabalhado durante o dia para, caso chova, não dar excesso de umidade e por a perder todo o trabalho, caso o tempo esteja firme não é necessário gastar hora de máquina nesse processo. Portanto, a previsão do tempo é fundamental.
Em um final de expediente, o operador perguntou ao mestre se havia necessidade de selar o solo, o que o mestre após aquela típica olhada para o horizonte disse não haver necessidade, pois, segundo sua previsão não iria chover. Mas, um dos membros da equipe, um índio contratado ali na aldeia vizinha que ouviu a conversa foi incisivo.
— Esta noite chove.
— Chove nada, Índio! Nem nuvem no céu tem.
E assim foi feito. O solo não foi selado, seguindo a previsão do mestre. Resultado, a chuva veio firme e forte e junto com ela, um prejuízo de alguns milhares de reais (naquela época era cruzeiro).
A partir daí, o índio começou a receber mais atenção, posto que, por ser da região deveria ter herdado de seus ancestrais alguma sabedoria em relação ao comportamento da natureza e isso deveria ser levado em consideração. Sendo assim ao final de cada expediente o índio passou a ser consultado.
— E aí índio, Chove hoje?
— Não. Respondia secamente.
De fato, não chovia e a obra seguia seu planejamento, para a felicidade da equipe de produção.
— Chove hoje, índio?
— Chove muito.
Dito e feito, a noite era água que Deus mandava. Com isso, o conceito do índio ia subindo mais e mais diante da chefia, que passou a conceder algumas regalias em relação aos outros funcionários, afinal, o homem em questão poderia evitar grandes prejuízos para a empresa com sua sabedoria.
Alguns meses se passaram e o índio, sempre que consultado respondia apenas, chove ou não chove. Até que um dia, em uma das consultas já tão naturais, aconteceu o inesperado.
— Vem aqui índio, meu amigão... (até o tratamento tinha mudado) diz aí. Essa noite chove ou não chove?
— Índio não sabe.
— Como não sabe? Você sempre sabe!
— Hoje índio não sabe.
— Por quê? Insistiu o mestre.
Nisso, o resto da equipe se aglomerou em volta do índio e do mestre querendo saber o que tinha acontecido, e o índio do alto de sua tranqüilidade, mais uma vez foi categórico.
— Televisão de índio pifou.
Las Vegas



O progresso chega para todos e o índio já não é mais o mesmo.


Tia Sandra Muller arrasou, sua turminha de E.I 4 anos apresentando o índio sombreado. Lindo!




"Um,dois, três indiozinhos..."



Tia Viviane, E.I 5 anos. Trabalho com argila.  Nossos artistas











PAZ

No mundo moderno, as formas incentivadoras de consumismo para crianças e jovens, através dos veículos de comunicação, as mudanças nos valores das famílias e tantos outros problemas, têm causado maiores índices de violência, chegando estes a atingir o âmbito das instituições de ensino.

Frequentemente, podemos ver notícias de jornais relatando casos de violência contra professores, bulling (humilhar, intimidar, ofender, agredir física ou psicologicamente), vários outros modelos de abuso e agressão acometidos contra a comunidade escolar.
A escola deve promover atividades e projetos que visem estruturar as relações humanas entre a comunidade que atende, criando uma relação vincular positiva com todos os funcionários da escola. 

Desta forma, desenvolvemos diversas atividades com as crianças.

Vejam o painel sobre a paz.



 A Paz ( Roupa Nova )

É preciso pensar um pouco nas pessoas que ainda vêm... nas crianças.
A gente tem que arrumar um jeito de deixar pra eles um lugar melhor.
Para os nossos filhos e para os filhos de nossos filhos.
Pense bem!

Deve haver um lugar dentro do seu coração
Onde a paz brilhe mais que uma lembrança
Sem a luz que ela traz já nem se consegue mais encontrar o caminho da esperança
Sinta, chega o tempo de enxugar o pranto dos homens
Se fazendo irmão e estendendo a mão

Só o amor, muda o que já se fez
E a força da paz junta todos outra vez
Venha, já é hora de acender a chama da vida
E fazer a Terra inteira feliz

Se você for capaz de soltar a sua voz
Pelo ar, como prece de criança
Deve então começar outros vão te acompanhar
E cantar com harmonia e esperança

Deixe que esse canto lave o pranto do mundo
Pra trazer perdão e dividir o pão.

Só o amor, muda o que já se fez
E a força da paz junta todos outra vez
Venha, já é hora de acender a chama da vida
E fazer a Terra inteira feliz

Quanta dor e sofrimento em volta a gente ainda tem,
pra manter a fé e o sonho dos que ainda vêm.
A lição pro futuro vem da alma e do coração,
pra buscar a paz, não olhar pra trás com amor.

Se você começar
outros vão te acompanhar
e cantar com harmonia e esperança
Deixe, que esse canto
lave o pranto do mundo
prá trazer perdão
e dividir o pão.


Só o amor, muda o que já se fez
E a força da paz junta todos outra vez
Venha, já é hora de acender a chama da vida
E fazer a Terra inteira feliz



Depende de nós