A turma 1502 produziu um texto interessante sobre o preconceito.
Blog destinado à informação, educação, leitura e muito mais . Um espaço para o conhecimento, debate e reflexão!
Esse TIME sempre ganha!!!

domingo, 20 de maio de 2012
sábado, 19 de maio de 2012
Primeiro COC
Nossa diretora comandou com competência o COC!
Após o COC, fizemos um almoço maravilhoso!
Foram momentos de muita comunhão!
EQUIPE DIAS MARTINS!
Primeiro Centro de Estudo Integral
Nosso primeiro Centro de Estudo Integral foi marcado pela palestra realizada pelo professor Marcos de Educação Física, que com muita propriedade, trouxe-nos uma reflexão sobre o tema : "Revendo o Conceito de Tempo e Espaço dentro de um Mundo Globalizado". Foram momentos onde tivemos a oportunidade de refletirmos sobre as grandes mudanças que vem acontecendo nos tempos atuais em relação ao brincar de nossas crianças. Isto nos servirá de subsídio, para trabalharmos o nosso Projeto Político Pedagógico.
Meios de Comunicação trazem a tal da GLOBALIZAÇÃO!
A Professora Adriene, da turma 1401, trabalhou o texto abaixo com sua turminha, fez algumas adaptações, e chamou a atenção para o nosso Projeto Politico Pedagógico...
Palavras e mais palavras
Vão voando pelo ar.
Escutamos e falamos
Sempre a nos comunicar.
Hoje o meu melhor amigo
Vai aniversariar.
Um telefonema ligeiro
Meu abraço vai levar.
E se precisamos falar
Com urgência ou atenção,
Quem nos socorre na rua?
É o nosso amigo orelhão.
O correio, o jornal
O rádio, internet, televisão
Transmitindo as notícias
E fazendo a união.
Por que tanto carinho e cuidado
Com os meios de comunicação?
Porque são eles que trazem
A tal da GLOBALIZAÇÃO!
Projeto Dia do Trabalho
A turma 1401 pesquisou sobre o Dia do Trabalho e produziu vários cartazes interessantes.
Parabéns a toda turma!
DIA DO TRABALHO
Eu sou pequeno, quero estudar,
quando crescer, vou trabalhar.
Eu quero ser doutor, doentes vou curar,
Eu quero ser professor, para as crianças ensinar.
Eu serei aviador, pelos ares voarei,
Eu serei um motorista, passageiros levarei.
Eu pedreiro, eu engenheiro, eletricista, encanador.
Eu pintor, eu carpinteiro, a casa está um primor.
Olhe aqui o lavrador, o dono da plantação.
Eu aqui o criador, cuidarei da criação.
É útil o funcionário: O bombeiro, o carcereiro;
Na cidade é necessário, seja o lixeiro ou o carteiro.
E vamos brindar o trabalhador,
que sabe trabalhar com fé e com amor!
(Autor desconhecido)
Eu sou pequeno, quero estudar,
quando crescer, vou trabalhar.
Eu quero ser doutor, doentes vou curar,
Eu quero ser professor, para as crianças ensinar.
Eu serei aviador, pelos ares voarei,
Eu serei um motorista, passageiros levarei.
Eu pedreiro, eu engenheiro, eletricista, encanador.
Eu pintor, eu carpinteiro, a casa está um primor.
Olhe aqui o lavrador, o dono da plantação.
Eu aqui o criador, cuidarei da criação.
É útil o funcionário: O bombeiro, o carcereiro;
Na cidade é necessário, seja o lixeiro ou o carteiro.
E vamos brindar o trabalhador,
que sabe trabalhar com fé e com amor!
(Autor desconhecido)
sábado, 28 de abril de 2012
“Revendo o conceito de espaço e de tempo dentro de um mundo globalizado”
Informações importantes...
Nossa escola, dentro da proposta do PPP , "Meio Ambiente em Tempos de Globalização", estará desenvolvendo um trabalho de conscientização de toda Comunidade Escolar, a respeito do tempo e do espaço de nossas crianças nos dias atuais , buscando sempre uma melhor qualidade de vida para todos.
Precisamos pensar sobre....
ü As novas noções de tempo e
espaço;
ü A infância dos anos 90 ( fazer um paralelo com a infância
de hoje) ;
ü O ciberespaço;
ü Otimização dos instrumentos tecnológicos;
üRelações
e estruturas sociais baseadas na técnica, na eletrônica, robótica, informática
e telemática
Soltar pipa, subir em árvores, pular corda e amarelinha, jogar bola, brincar de esconde-esconde. Essas brincadeiras já não mais fazem parte do cotidiano da nova geração. O desenvolvimento tecnológico e o aumento da violência nas ruas têm afastado as crianças do convívio social. “A evolução tecnológica não é a única responsável pela mudança nos hábitos de lazer das crianças. A violência nas ruas e o aumento no fluxo de carros dentro dos bairros também são fatores que interferem na vida das novas gerações”, explica Salvador Inácio, professor do curso de Educação Física.
“Antigamente a casa, o quintal e a rua eram os principais espaços de lazer das crianças. Mas o medo da violência das ruas fez os pais protegerem os filhos dentro das casas em frente à televisão ou jogando vídeo game”, diz Salvador.
Os espaços, como a escola, estão cada vez mais reduzidos, impossibilitando o contato social das crianças. O grande edifício residencial também é outra barreira para uma vida mais saudável. “A possibilidade de lidar com outras pessoas é muito importante na vida do ser humano. É a partir desses relacionamentos que as crianças desenvolverão a capacidade de se comunicar e se expressar com o meio social”, explica Salvador.
Quando a criança está brincando, ela consegue trabalhar os quatro elementos essenciais a uma boa formação. A coordenação motora, a cognitiva, a afetiva e o social. “A importância das brincadeiras tradicionais é porque elas não são previsíveis como os jogos eletrônicos. Os novos brinquedos deixam as crianças com raciocínios mecânicos”, explica Salvador. “O brincar é uma atividade que faz parte da essência da criança. É uma linguagem infantil que deve ser respeitada e incentivada”.
As crianças que não têm contato com o meio social e que brincam com freqüência com jogos eletrônicos têm menos estímulos. Ao contrário das que sobem em árvores, jogam bolinhas de gude e soltam pipa, essa nova geração terá dificuldade para resolver problemas reais, que exijam trabalhar com a emoção e com a razão. “O grande problema dos jogos eletrônicos é justamente o fato de que o raciocínio das crianças torna-se mecânico, e futuramente serão pessoas com dificuldade em se expressar”, comenta Salvador.
Para a psicóloga Adriana Pessoa, as brincadeiras de rua, entre crianças da mesma idade, são importantes pela interação e convívio social. Essas relações de socialização são fundamentais para as crianças, pois é nessa fase que iniciam o processo desenvolvimento da habilidade de se expressar. “O uso excessivo de brinquedos eletrônicos tende a um isolamento e à ilusão de que a virtualidade torna tudo possível”, explica Adriana.
Segundo Adriana, a tecnologia deve fazer parte da vida das crianças de uma forma natural. “Não podemos definir uma idade para a inicialização ao mundo eletrônico. O acesso a tecnologia ocorre de forma natural. A escola tem de iniciar as atividades de informática no momento em que as crianças têm condição de assimilar. Da mesma forma deve ocorrer em casa”, explica.
“O uso do computador é benéfico e saudável, como as outras atividades que a criança participa. Mas os pais devem colocar horários e limites para os filhos, além do cuidado com o conteúdo de acesso na internet”, comenta Adriana. “Os limites devem ser colocados desde cedo”, diz.
A convivência com os pais nessa fase é fundamental para a formação da criança como afirma o professor, Salvador Inácio. “A partir dos sete anos de idade as crianças começam a registrar todos os relacionamentos que os afetam. A presença dos pais é fundamental nas brincadeiras para que essas experiências possam ser registradas pela criança”, afirma Salvador.
Para amenizar a influência dos brinquedos eletrônicos sobre as crianças os pais devem seguir algumas regrinhas: controlar o tempo da TV, do computador, do vídeo game, etc. Devem procurar escolas com áreas de lazer apropriadas para o exercício de esportes; e com profissional psico-pedagogo. “É importante estar sempre procurando uma maneira de deixar a criança em contato com outras e em contato com a natureza”, comenta Salvador.
Segundo uma pesquisa realizada pelo National Institute on Media and the Family, 92% das crianças norte-americanas, entre 2 e 17 anos de idade, brincam com video games e 20% dos adolescentes podem ser classificados patologicamente dependente dos jogos de video. No ano passado, a indústria de video games superou Hollywood em arrecadação financeira, com uma receita de quase 12 bilhões de dólares. Segundo a pesquisa, o video game se tornou a forma mais popular de entretenimento do planeta e o mercado, apesar de ser um dos maiores, não tem uma fiscalização específica.
(Fonte: ttp://www.linhaaberta.com/arquivo/2003/ed59/capa.html)
Recordar é viver...
Recordar é viver...
Projeto Meu Brasil foi descoberto!
A turma 1401, da professora Adriene, realizou uma pesquisa sobre o descobrimento do Brasil e registrou tudo em cartazes....
Olha que maquete linda desenvolvida pela turma 1502 da professora Andreza! Parabéns!!!!
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